Quem sou eu

São Paulo, SP, Brazil
FORMAÇÃO: Pedagoga pela Universidade Norte do Paraná e Psicopedagoga pela Universidade Cruzeiro do Sul.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Como combater a desistência dos alunos de EJA?

A desistência dos alunos de EJA pode estar relacionada à ausência de vínculo emocional com o seu educador e o não planejamento das aulas por parte do educador.
Muitos educadores não reconhecem a importância do vínculo emocional com o seu aluno, este vínculo pode ser construído através de uma entrevista realizada na chegada deste aluno à sala de aula com a finalidade de conhecer a realidade vivida por este aluno e os motivos que o levaram ao retorno ao universo escolar, e a realização de confraternizações periódicas com todos envolvidos na sala de aula.
E, as atividades não infantilizadas colaboram, em muito, para a permanência dos alunos na sala de aula, o aluno de EJA é diferente do aluno matriculado no ensino regular, pois trazem consigo sua vivência e leitura de mundo constituídas ao longo da sua vida, e, não estão interessados em pintar desenhos mimeografados ou em ouvir estorinhas das cartilhas infantis. É de extrema importância que o educador mantenha planejadas suas ações obedecendo a não infantilização das atividades, sua aula deve ter começo, meio e fim utilizando um único tema nas abordagens: língua portuguesa, matemática e no ensino da sociedade e da natureza.
Portanto, para manter seus alunos em sala, é necessário que você educador reflita sobre suas ações e busque constantemente novas atividades e/ou estratégias para elaborar suas aulas.
"Para ensinar é necessário aprender"
Marina Oliveira Reis

2 comentários:

  1. Olá adorei seu texto. muito bem escrito e um alerta aos professores...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!! precisamos sempre trabalhar a questão da desistência na EJA..bjks

    ResponderExcluir